quarta-feira, 15 de junho de 2011

Treino 05 (15/06/11) - Treino Fartlek

O treino de hoje foi intenso!
Recebemos a orientação que hoje o treino seria "fartlek"!


O FARTLEK. Fartlek ou "brincar de correr" é um método de treinamento que surgiu na década de 30 do século passado, na Suécia, sendo um modo eficaz para desenvolver a velocidade de corrida e de grande atrativo para os corredores.

Ao longo do tempo o fartlek sofreu algumas modificações em relação às suas origens, sendo que, atualmente, podemos destacar três tipos básicos:

1) FARTLEK ORIGINAL, onde as distâncias e o ritmo de corrida são determinados pela disposição do corredor no momento, com variação de terreno (subidas, descidas, retas, grama, terra);

2) FARTLEK DIRIGIDO, com os estímulos (distâncias ou tempo) e o ritmo de corrida determinados pelo técnico ou pelo próprio corredor antes de iniciar o trabalho, sendo realizado pelo campo, estradas ou na pista. Ex: a cada 1000m, acelerar 500m em ritmo de competição; a cada 1 min "em ritmo acelerado", trotar 2 min;

3) FARTLEK LÍDER, realizado em grupo de corredores que se encontram no mesmo nível de preparação. Realizado na pista como treinamento tático (habilita os corredores a fazerem ultrapassagens com segurança e no momento oportuno), os estímulos são determinados pelo treinador sendo que, a um sinal do mesmo, um dos corredores se "desgarra" do grupo e os demais tentam alcançá-lo e ultrapassá-lo, após um segundo sinal e durante uma certa distância ou tempo. Este fartlek também pode ser praticado por grupos em ruas e parques, com lideranças alternadas e cada um imprimindo o ritmo que desejar.

De acordo com a definição acima (Revista Contra-Relógio), creio que nosso treino foi o fartlek dirigido.

O treino consistiu em corremos 2'' em ritmo forte e 2'' em ritmo leve, em 10 séries, que totalizou 40'' de treino.
Antes de tudo, alongamos e fizemos um aquecimento de 10'' (corridinha leve).

Bem, mesmo com os intervalos, o treino foi muito forte, corremos cerca de 8km.
Como ontem fiz um treino de musculação para as pernas, os músculos ainda não estavam 100% recuperados.
É perceptível que esse treino trabalha bem o aumento da resistência muscular e cardio-respiratória.

Durante esse mês não teremos outro treino fartlek, porém teremos outros treinos de intensidade alta.

Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Minhas pernas ainda estão pedindo arrego! :) Descanço até sexta, onde teremos um treino leve para no sábado encarar 12 km de rodagem intercalada (suave/moderada/forte).

    ResponderExcluir